(+86)-13825524136

Os princípios e mal-entendidos sobre a seleção adesiva

Número Browse:0     Autor:editor do site     Publicar Time: 2022-02-22      Origem:alimentado

Os adesivos são um material antigo e jovem. Já em milhares de anos atrás, os ancestrais humanos começaram a usar adesivos. Muitas relíquias culturais desenterradas mostram que nossos ancestrais usaram produtos naturais, como argila, amido e pinheiro fragrante como adesivos há 5 mil anos; Laca crua foi usada como adesivos e tintas para fazer utensílios há mais de 4.000 anos; 3.000 anos atrás na cola animal da dinastia Zhou foi usada como um selante calafetado para barcos de madeira; A dinastia Qin há dois mil anos usou polpa de arroz glutinoso e limão como argamassa para vincular a pedra angular da Grande Muralha; No início do século passado, a invenção da resina fenólica sintética criou o desenvolvimento moderno da história dos adesivos.



A maioria dos primeiros adesivos usados ​​foram derivados de substâncias naturais, como amido, dextrina, cola óssea, cola de peixe, etc. Apenas água é usada como solvente, e é preparado em cola após o aquecimento. Devido à sua composição única e aplicabilidade ruim, é difícil atender às necessidades de vários usos. Com o surgimento de compostos de polímeros sintéticos, as pessoas começaram a desenvolver adesivos de resina sintética para várias ocasiões de ligação. Nos últimos anos, com o desenvolvimento de novas tecnologias e novos materiais, vários adesivos com aplicabilidade mais forte saíram um após o outro, o que enriqueceu muito o mercado adesivo.



1. O papel do adesivo


Adesivo, como uma substância que ligue de perto os mesmos ou diferentes materiais juntos, reproduz principalmente as cinco funções seguintes:



1. Adesão


Use cola para conectar componentes estruturais para atingir a finalidade de se tornar uma estrutura de uma peça (esse tipo de selante é às vezes chamado de selante estrutural;



2. Efeito de bloqueio


Impedir a perda de substâncias (sólido, líquido, gás), energia, pressão, calor, etc. no objeto aderido (selado); impedir a entrada de substâncias externas, energia, som, calor, etc.



3. Buffering.


Usando a elasticidade da cola, a parte de conexão não será danificada sob as condições de vibração acidentada, mudança de volume de temperatura, força externa, etc.



4. Proteção


Adesivos com propriedades específicas podem proteger a articulação ou o objeto inteiro de altas e baixas temperaturas, incêndio, líquidos corrosivos, molde, alta tensão, etc.



5. Efeito decorativo


Preencha e conserte as lacunas, furos, depressões e outros defeitos deixados no processo de construção e desempenham o papel de modificar a aparência.



2. Seleção de adesivo


Em face de vários tipos e variedades de adesivos, como escolher um adesivo econômico e aplicável e como operar para atingir o melhor desempenho do produto são as vozes da maioria dos usuários. Abaixo, compartilhamos com você alguns princípios gerais ao escolher adesivos.



1. O princípio da preferência da função


Em diferentes campos de aplicação, os requisitos de desempenho e processo do adesivo são diferentes. De acordo com as características do material a serem aderidas e os requisitos do processo de ligação, uma ou mais das cinco funções acima devem ser selecionadas como consideração. pontos-chave, como a tabela 1 abaixo.



Tabela 1. Requisitos de desempenho e processo dos adesivos automotivos


2. Princípios da aplicabilidade econômica


Adesivos usados ​​no vidro pára-brisa, corpo automobilístico e esqueleto, piso e esqueleto, etc., o requisito básico é de ligação / vedação, como poliuretano, silicone e cola de solda corporal, etc. têm efeitos semelhantes. Quando o agente é usado, sua economia também deve ser considerada com base em satisfazer seu desempenho básico.



3. Princípios de confiabilidade e segurança


Como muitos materiais não estão em um estado estático após a ligação, a confiabilidade e a segurança do produto sob diferentes condições de operação (uso de condições e meio ambiente) e uso de longo prazo (ciclo de vida) também devem ser considerados ao selecionar adesivos.



4. Outros requisitos - proteção contra incêndio, proteção ambiental


Leve é ​​a tendência de desenvolvimento de muitas indústrias, bem como a aplicação de novos materiais químicos. Existem mais e mais materiais não metálicos em veículos, construção e outras indústrias. Para um único carro, a quantidade de cola usada em um único carro pode atingir vários quilos para dezenas de quilogramas. , uma vez que há um incêndio, é muito fácil de queimar, então a ligação retardadora / materiais densos de chama se tornará uma das tendências inevitáveis ​​no desenvolvimento; e os materiais de ligação / selagem geralmente contêm uma certa quantidade de solvente, que será aderida durante o processo de construção do adesivo. Os materiais volatilizarão livremente durante o período de serviço (uso). As luzes são fáceis de causar desconforto ao pessoal no canteiro de obras, e os pesados ​​podem causar danos ao corpo humano. Portanto, materiais de ligação / selagem ecológicos sem solvente, baixa precipitação e sem poluição também são usados ​​no adesivo. A seleção adesiva também é cada vez mais importante.



3. Uso do adesivo



Com a diversificação de materiais químicos adesivos e materiais a serem ligados / selados, a escolha da cola também deve ser selecionada e testada em conjunto com o material base. A maioria das pessoas acredita que, desde que a cola seja selecionada corretamente, a ligação de materiais não falhará. pergunta. No entanto, no uso real de adesivos, muitas falhas de ligação / selagem são causadas por negligenciar o processo de construção. Portanto, no uso de adesivos, os seguintes problemas também devem ser evitados.



1. Negligenciar propriedades do material


Concentrando-se apenas em requisitos de linha de produção (Takt), ignorando as propriedades do material. Por exemplo, comprimir cada estação de uma linha de produção automobilística por 1 minuto pode aumentar a produção de centenas de veículos, mas o adesivo geralmente requer uma certa reação e tempo de cura para atingir o correspondente efeito de ligação / selagem. Por exemplo, as características de cura do silicone de um componente são que a secura da superfície é rápida e a cura de profundidade é lenta. Geralmente, a profundidade de cura é de 3-5 mm em 24 horas. Se o teste ou uso de montagem normal for realizado em um curto período de tempo, a camada adesiva ainda não atingiu seu desempenho ideal e, portanto, algumas falhas de ligação / vedação ocorrerão.



2. Negligenciar o tratamento da superfície do substrato


O uso de adesivos / selantes com a finalidade de manter os aderidos firmemente juntos. A prática provou que a maioria dos adesivos / selantes requer tratamento superficial do substrato, como remover poeira, óleo, umidade, etc. na superfície do substrato. Para produtos moldados, substâncias de baixo peso molecular na superfície devem ser removidas com um solvente; Para materiais particularmente suaves, a superfície deve ser áspera para facilitar o efeito de ligação e selagem.



3. Ignore a influência do ambiente de construção no efeito de ligação


A maioria dos materiais de ligação / selagem tem requisitos adequados de temperatura ambiente e umidade. Em ambientes frios ou quentes, mesmo o mesmo produto produzirá resultados de ligação diferentes. Por exemplo, o adesivo de travamento anaeróbico curará muito rapidamente a alta temperatura (acima de 25 ° C), e geralmente pode atingir a solidificação inicial dentro de 30 minutos; Mas sua velocidade inicial de solidificação será muito lenta abaixo de 5 ° C, e não curará mesmo após 10 horas. O fenomeno.



4. Negligenciando o treinamento pessoal e o controle de processo de construção lax


Boa qualidade de pessoal e construção em estrita conformidade com as diretrizes operacionais são condições importantes para alcançar bons resultados de construção e uma das importantes medidas para evitar a qualidade de construção instável.



Os adesivos devem desempenhar seu melhor papel. Um é para a seleção e o outro é para uso. Se você tiver outras questões técnicas, você pode consultar a equipe de atendimento ao cliente da nossa empresa para respostas ~


Produtos adesivos relacionados

Deepmaterial

Melhor fabricante adesivo e cola na China, nossos adesivos são amplamente utilizados no consumidor eletrônico, eletrodomésticos, telefone inteligente, laptop e mais indústrias. Nossa equipe de P & D personaliza produtos de colagem para os clientes para ajudar os clientes a reduzir custos e melhorar a qualidade do processo. Os produtos de cola são entregues rapidamente e garantem sua simpatia e desempenho ambiental.

Informações de contato

Mobile: +86-13825524136

Lar

Copyright © DeepMaterial (Shenzhen) Co., Ltd