(+86)-13825524136

Estado de desenvolvimento e perspectivas de adesivos para automóveis

Número Browse:0     Autor:editor do site     Publicar Time: 2022-02-22      Origem:alimentado

A história dos adesivos automotivos é quase enquanto a própria indústria automotiva. Com a melhoria do desempenho dos adesivos automotivos e suas tecnologias de fabricação e aplicação, a indústria automotiva tornou-se o maior campo de aplicação adesivo após a construção e indústria leve. Quase todos os tipos de adesivos são cobertos, e a faixa de aplicação está sendo mais ampla e mais ampla, e a proporção de todo o veículo também está ficando maior e maior.


Os adesivos automotivos devem atender aos requisitos de vida dos automóveis sob condições adversas, e precisam ser resistentes à temperatura de gelação, água salgada, combustível, óleo, alta temperatura, vibração, impacto, detergente e poeira. A aplicação de adesivos pode melhorar o conforto de condução, redução de ruído, redução de vibração, redução de peso, redução do consumo de energia, simplificação do processo e melhoria da qualidade do produto, alcançando resultados que são difíceis de alcançar com outros métodos de conexão.



1. Fundo de desenvolvimento e status quo de adesivos automotivos


Em 1979, a indústria automobilística convidou empresas japonesas para a China pela primeira vez para discutir a tecnologia de adesivos automotivos. Alguns adesivos especiais para automóveis, como adesivo epóxi, selante líquido, adesivo de Derretimento de PVC e adesivo de poliuretano, foram todos desenvolvidos durante este período. .


Após a década de 1980, devido à introdução da tecnologia automotiva, a indústria de ligação e selagem trouxe maior desenvolvimento, e uma série de novos e mais especializados adesivos foram desenvolvidos no processo de localização de materiais automotivos. Tais como produtos de série adesiva anaeróbica, filme de isolamento térmico à prova de choque, adesivo de silicone resistente ao desgaste, adesivo de teto especial automotivo, adesivo de tapete, adesivo de solda, fita dupla face, adesivo de vasos, etc. Todos pertencem a esta categoria. Ao mesmo tempo, algumas fábricas de adesivas profissionais de maior escala e mais especializada também foram construídas, como Loctite (China) empresa, Henkel Surface Technology Changchun Company, Shandong Kaien New Material Technology Co., Ltd., etc., exceto por um Um número muito pequeno de adesivos, uma parte considerável foi produzida internamente.



Segundo, a classificação de aplicação de adesivos automotivos



1. adesivo para o corpo automobilístico


As partes de ligação da estrutura do corpo automobilístico incluem a ligação e a vedação do corpo, telhado, portas e assentos.


1.1 adesivos para o corpo automático


(1) acrilato adesivo sensível à pressão:O adesivo sensível à pressão refere-se a um adesivo que pode gerar força adesiva por pressão apropriada. Este adesivo tem uma certa força adesiva para vários materiais e tem alta resistência à casca, pode até ser reutilizada. O adesivo sensível à pressão acrílico é um copolímero de ácido acrílico. Este adesivo tem uma fórmula simples, não requer espessantes, amaciadores e antioxidantes, não é tóxico ou baixo-tóxico, e tem pouca degradação no desempenho ao ar livre de longo prazo. Portanto, tornou-se a maior variedade no campo dos adesivos sensíveis à pressão.


(2) tipo SBS adesivo sensível à pressão:As principais matérias-primas são SBS e SIS, que são usadas menos.



1.2 Adesivos para interiores automotivos


(1) adesivo decorativo de neoprene


A borracha de neoprene é a primeira borracha sintética desenvolveu, com cristalinidade reversível, alta resistência à ligação, alta resistência à tração e alongamento, excelente resistência ao clima e resistência ao calor, e o adesivo preparado pode ser curado frio à temperatura ambiente. Tem as características de alta resistência à ligação, grande adesão inicial, boa resistência média e ampla gama de ligação. No entanto, o armazenamento a longo prazo da borracha de neoprene libertará cloreto de hidrogênio, que promoverá sua hidrólise e corroer metais. Portanto, o óxido de magnésio e o cloreto de zinco leve devem ser adicionados. Para evitar o envelhecimento do adesivo, um agente anti-envelhecimento também pode ser adicionado.


(2) adesivo decorativo do tipo SBS


Tem as características de alta resistência, boa resistência, resistência de cura rápida e baixa temperatura.


(3) adesivos decorativos à base de água


Alto conteúdo de sólidos e boa força de ligação.


Há também adesivos de poliuretano.



1.3 Adesivos para lâmpadas de teto automotivo


(1) adesivo de derretimento de eva quente


Atualmente a maior quantidade de adesivo quente de derretimento. Tomando a Resina Eva como material base, o tackifier é a rosina de glicerol, a rosina polimerizada, etc., e o plastificante é parafina polimérica.


(2) adesivo de melt hot sbs


A composição é semelhante ao adesivo de EVA Hot Melt, mas o SBS é usado em vez de EVA para obter adesivo quente de melt com diferentes propriedades.


Há também hotmelts de poliamida e Hotmelts de poliéster.



1.4 adesivo de vedação para a estrutura do corpo automobilístico


O adesivo PU é um adesivo contendo grupo uretano (NHCOO) e / ou grupo isocianato (NCO) na molécula de material base. É o selante mais utilizado, com boa resistência ao desgaste, desempenho ajustável, ampla faixa de aplicação, alta resistência mecânica, flexibilidade de baixa temperatura, excelente recuperação, pode ser usado para selagem de costura dinâmica. No entanto, há também desvantagens, como não ser capaz de suportar calor por um longo tempo, e ser suscetível ao envelhecimento da luz ultravioleta, e o revestimento de primer é necessário em muitas ocasiões. A aplicação do selante de poliuretano em automóveis inclui a montagem e a vedação de janelas (pára-brisas), a montagem do corpo e outras partes, etc. Nos últimos anos, a demanda anual de adesivos de poliuretano no meu país cresceu a uma taxa média de 30% . Além disso, existem adesivos de vedação do tipo de borracha e adesivos de vedação polissulfida.



1.5 selante de solda elétrica


É pré-revestido na junta colo de soldagem de chapas de aço, e a lacuna é preenchida após a soldagem à vista para garantir a vedação e evitar ferrugem. O selante de solda à vista é ainda mais indispensável para aquelas partes mascaradas após a montagem e difícil de aplicar selante de solda. Este tipo de adesivo inclui principalmente selantes à base de resina com base em selantes de solda de PVC e selantes de solda elétrica baseados em borracha com base na borracha estireno-butadieno e butilo.



2. Adesivos para sistemas operacionais automotivos


A ligação de sistemas operacionais automobilísticos inclui principalmente a ligação de placas de atrito e placas de embreagem. Este tipo de adesivo requer alta resistência de ligação, excelente resistência ao calor, certa resistência, baixo custo e bom desempenho de processo.



Os adesivos utilizados no sistema de execução automobilístico são principalmente adesivos de resina fenólica modificados para a ligação de pastilhas de freio. O adesivo da almofada de freio de tambor é ligue a pastilha de freio manufaturada e a aço para trás, geralmente usando adesivo de resina fenólica modificado de borracha nitrílica. O adesivo da pastilha de travão de disco é pressionar o pó de pastilha de freio em um embrião frio e aplicar cola e, em seguida, posicioná-lo com o aço colado de volta a uma temperatura elevada por um curto período de tempo, e depois execute pós-processamento a alta temperatura e sem pressão . Atualmente, o óxido de cálcio é usado como um catalisador na China. Adesivo de pastilha de travão de disco preparado. Além dos adesivos acima, o adesivo para a embreagem também pode ser ligado com resina fenólica modificada por silicone.



3. Adesivos para sistemas de energia automotiva


As partes de ligação do sistema de energia do automóvel incluem principalmente o aperto e vedação de parafusos e parafusos, e a vedação de juntas de cilindros. Na indústria de fabricação de automóveis, os adesivos anaeróbicos são mais frequentemente utilizados, que são usados ​​para apertar e travamento de tópicos, e a fixação de peças correspondentes. , ligação plana, vedação de tubos e flanges e vedação de pinhole, que pode resolver os problemas de anti-afrouxamento, anti-vazamento, etc., e simplificar o processo de montagem.


Vários tipos de adesivos anaeróbicos são usados ​​principalmente no tracoma produzido pela elenco do motor no sistema de energia automobilística, a fixação de vários parafusos, a vedação de oleodutos e a vedação do plano. O tracoma gerado quando o motor é fundido é infiltrado com vidro de água, e o efeito de vedação é ruim, enquanto a infiltração de cola anaeróbia de alta temperatura pode obter um bom efeito de vedação. A adesiva anaeróbica de alta resistência pode ser usada para parafusos de cabeça de cilindros de motor e caixas de engrenagens, bem como parafusos que não são muitas vezes desmontados, corpo de processo coletivo, plugue de tigela cilíndrica Diferencial do eixo do eixo de conecção, engrenagens de eixo redondo e parafusos de fixação de fixação diferencial, etc. para segurar e selar. Além disso, as juntas automotivas não podem garantir o desempenho de vedação e a precisão geométrica das peças de conexão, e o uso de adesivo anaeróbico para vedação plano pode resolver esses problemas. Peças fáceis de remover podem usar adesivos anaeróbicos de baixa resistência.



4. Adesivos para reparação automática


Na manutenção de automóveis, vários novos adesivos são amplamente utilizados na corrosão de automóveis, desgaste, abrasão, reparo de defeitos e travamento de rosca, vedação plana, vedação de rosca de pipeline, retenção de peças cilíndricas, etc., prolongando assim a vida útil dos automóveis, para garantir o operação do carro, reduza o consumo de acessórios e custos de manutenção.


Cola epóxi, cola fenólica-nitrilo, etc. podem ser usadas para as partes estruturais estressadas, como lençóis e barras; para chapa metálica e o filme é necessário para ser elástico, a cola neoprene pode ser usada; Parafusos e nozes são fixados, selados e protegidos. Se não houver vazamento, o adesivo anaeróbico pode ser usado; Quando uma pequena área precisa ser rapidamente ligada, o adesivo de cianopropionagem pode ser usado. De acordo com as diferentes propriedades dos materiais não metálicos a serem ligados, como elasticidade, coeficiente de expansão linear e encolhimento, borracha, epóxi, acrilato e adesivos de poliuretano podem ser selecionados. Ao ligar os plásticos, deve ser dividido em termoteriza ou termoplástico. , Os plásticos termoescentes podem ser ligados com epóxi, poliuretano e outros adesivos; Os plásticos amorfos em termoplásticos podem ser ligados a solventes, e os plásticos cristalinos podem ser ligados com epóxi, poliuretano e outros adesivos.



5. Procure as perspectivas de desenvolvimento de adesivos automotivos


A aplicação contínua de novos materiais e novos processos na indústria automotiva do meu país promoveu a melhoria contínua e a especialização de adesivos automotivos. A aplicação de adesivos na fabricação de veículos está em uma posição muito importante, o escopo de aplicação também está se expandindo, e o montante também está aumentando. Com o desenvolvimento de automóveis na direção da proteção ambiental, economia de energia, segurança e conforto, peso leve, baixo custo, longa vida e poluição, o desenvolvimento e aplicação de novos adesivos automotivos de alta qualidade se tornarão cada vez mais importantes.



Devido ao início do início das marcas adesivas estrangeiras, eles têm fortes vantagens na participação de mercado e tecnologia de produtos. No mercado adesivo médio a high-end, marcas estrangeiras atualmente têm maior grau de vantagem competitiva a montante. Com o forte apoio da política industrial nacional, o nível de pesquisa e desenvolvimento das empresas adesivas domésticas foi significativamente melhorado nos últimos anos, e o efeito de substituição de importação dos produtos adesivos da marca doméstica se tornará mais aparente.


Produtos adesivos relacionados

Deepmaterial

Melhor fabricante adesivo e cola na China, nossos adesivos são amplamente utilizados no consumidor eletrônico, eletrodomésticos, telefone inteligente, laptop e mais indústrias. Nossa equipe de P & D personaliza produtos de colagem para os clientes para ajudar os clientes a reduzir custos e melhorar a qualidade do processo. Os produtos de cola são entregues rapidamente e garantem sua simpatia e desempenho ambiental.

Informações de contato

Mobile: +86-13825524136

Lar

Copyright © DeepMaterial (Shenzhen) Co., Ltd